Rita Aquino é artista, pesquisadora e educadora em dança.
Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANÇA) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança (PRODAN). Doutora em Artes Cênicas, Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ).
Líder do Grupo de Pesquisa ENTRE: Artes e Enlaces, investiga práticas colaborativas em contextos artísticos e de educação formal e não formal. Seus interesses de pesquisa incluem: processos de criação em dança, arte participativa, ensino da dança, formação de professores, redes de aprendizagem, mediações culturais e curadoria.
Coordenadora 2019-2021 e Vice-Coordenadora 2016-2019 do Colegiado do Curso de Licenciatura em Dança – Noturno. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica UFBA – Subprojeto Artes / Núcleo Dança 2018-2019. Coordenadora do Programa de Extensão Trânsitos: experiências artísticas como processos de aprendizagem 2016-2017 (Edital PROEXT MEC 2016). Vice-coordenadora do projeto Arte no Currículo: convênio entre a UFBA e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador 2015-2016.
Trabalhou na elaboração de referencias curriculares de Arte para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador, de quinze municípios na Chapada Diamantina na Bahia, assim como do Material Pedagógico de Arte para a Rede Municipal de Educação de Niterói, Rio de Janeiro.
Coordenadora das Atividades Formativas do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia) desde 2011, participa de sua curadoria desde 2016. Integrou a curadoria do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade na cidade do Porto, em 2019. Integrou a curadoria das Atividades Formativas da Bienal Sesc de Dança 2019. Co-organizadora do Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas no FIAC Bahia desde 2014.
Coordenadora do Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório 2019 e do projeto Mediação Cultural: uma cartografia no Palco Giratório 2018 em sete estados do Brasil. Coordenadora pedagógica do Mediação Cultural e Mediação FIAC, ambos programas de formação em artes cênicas em Salvador e Região Metropolitana realizados em 2013 e 2014.
Dentre seus trabalhos artísticos recentes está o espetáculo Looping: Bahia Overdub, co-dirigido com Felipe de Assis e Leonardo França, indicado ao PRÊMIO BRAVO! melhor espetáculo de Dança 2016, com apresentações em diversos festivais internacionais no país, turnê nacional Palco Giratório Sesc 2018, apresentação em Buenos Aires e no Festival DDD Dias da Dança 2019 em Portugal.
Realizou residência artística com Felipe de Assis e Leonardo França na Scottish Dance Theatre em Dundee, que resultou na obra Looping: Scotland Overdub, com turnê na Escócia 2018-2019 e apresentação no Festival de Edimburgo 2019.
Atualmente integra o Colectivo Utópico, grupo internacional formado por artistas do Brasil, Suíça e Argentina, com o qual realizou residência virtual e apresentação de Performance Telling no festival LIFT em Londres 2021 – uma colaboração com Swiss Selection Edinburgh – Pro Helvetia.
Participou como delegada no Intercâmbio Cultural de Alto Nível: Programa Pontos de Contato / Points of Contact 2013 – Brasil / Reino Unido. Realização: People’s Palace Project, com apoio: do Arts Council England, British Council e Queen Mary University.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5240821226589435