Dreamy
Newsletter
Get Social

O Projeto Arte no Currículo é um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com coordenação da Escola de Dança da UFBA.

O principal objetivo é qualificar e potencializar a Arte, no âmbito dos currículos da Educação Básica da Rede Municipal de Salvador. Para tanto, as suas ações têm como público prioritário professores e estudantes de Escolas da Rede Municipal que têm a Arte nos seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP).

O Projeto articula os eixos de pesquisa, ensino e extensão, e conta com a participação de professores dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro da UFBA, estudantes de Graduação e Pós-Graduação, além de consultores artistas educadores.

Desafiadora e estimulante, esta relação de cooperação e retroalimentação entre instituições públicas comprometidas com a educação foi tecida a partir do encontro entre estudantes, professores e gestores de ambos os contextos educacionais, na busca do fortalecimento e da garantia da Arte no Currículo de Escolas da Rede Municipal de Salvador.

O Projeto Arte no Currículo se propõe a favorecer o diálogo entre a Arte e a Educação, corroborando para a criação de outros modos de produção de sentidos e de presenças na escola e no mundo, de modo a contribuir para o desenvolvimento humano e transformação social.

No biênio 2015-2016, o Projeto Arte no Currículo realizou Seminários de apresentação do projeto a professores e gestores; Ciclos de formação continuada para professores de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro; Mediação artístico-educativa nas escolas municipais; Residências artístico-educativas de Dança, Música e Teatro para professores e estudantes da Rede Municipal de Educação; Mostras de Arte e Educação; e Seminário de avaliação.

Dentre os desdobramentos do Projeto Arte no Currículo está a formação de um Grupo de Trabalho para revisão dos Marcos de Aprendizagem em Arte, documento elaborado em 2008 que apresenta a sistematização de conteúdos, competências e habilidades do campo da Arte, e que até o momento vinha orientando o desenvolvimento das atividades pedagógicas na Rede. Neste processo, foram formadas comissões de professores das diferentes linguagens artísticas, mobilizados por uma inquietação coletiva acerca da necessidade de sintonizar as práxis pedagógicas com os avanços epistemológicos das linguagens artísticas, bem como alinhavar as ocorrências do chão da escola para pensar a Arte, a Educação e suas possíveis interfaces.
Este processo resultou na elaboração de um novo documento, intitulado “Referenciais Curriculares para o ensino de Arte no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador”, com participação de corpo representativo formado por professores das linguagens artísticas da SMED, assim como docentes das Licenciaturas das Escolas de Belas Artes, Dança, Música e Teatro da UFBA.
O conjunto de ações do biênio 2015-2016 beneficiou diretamente 320 professores de Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro de 248 escolas municipais através de um conjunto de ações, o que corresponde ao número de 50.000 estudantes beneficiados indiretamente.

Ficha Técnica

Coordenação Geral: Beth Rangel
Vice-coordenação: Rita Aquino
Consultoria Artística: Letieres Leite
Coordenação de Artes Plásticas: Anderson Marinho (2016)
Coordenação de Dança: Daniela Guimarães (2015) e Rita Aquino (2016)
Coordenação de Música: Joel Barbosa, Angelo Rafael e Letieres Leite
Coordenação de Teatro: Débora Landim
Coordenação de Produção (2015): Virgínia Da Rin
Produção executiva (2016): Rosalba Lopes e Débora Britto
Coordenação Pedagógica (2015): Cilene Canda e Verônica Domingues
Assistentes de Produção: Ana Claudia Ornelas (2016), Marcia Carvalho e Verônica Sá
Estagiária Artes Visuais: Lila Hays Estagiário Educação: Tito Carvalhal
Estagiários Dança: Gleidison Oliveira da Anunciação (Guego), Inah Irenam, Marina Alves e William Gomes
Estagiários Música: Carlos Eduardo Alves Conceição Filho, Louise Mascarenhas Pitanga e Diogo Santos de Cerqueira
Estagiários Teatro: Dadiele Lima, Larissa Libório e Victor Hugo
Articulação da SMED com o projeto: Fernanda Siqueira
Especialistas Formação Continuada em Artes Plásticas: Anderson Marinho, Adriel Figueiredo, Eduardo Oliveira Goés, Evandro Sybine, Ieda Oliveira, José Raimundo Magalhães Rocha, Karla Melanias, Nanci Santos Novais, Ricardo Bezerra e Telma Cristina.
Especialistas Formação Continuada em Dança: Amélia Conrado, Beatriz Adeodato, Carmen Paternostro, Daniela Guimarães, Lenira Rengel e Thiago Assis
Especialista Formação Continuada em Literatura: Suzane Lima Costa
Especialistas Formação Continuada em Música: Alda Oliveira, André Becker, André Luiz Lopes, Angelo Rafael, Celso Benedito, Flávia Cangussu, Joel Barbosa, Letieres Leite e Lydia Hortélio
Especialistas Formação Continuada em Teatro: Célida Salume, Hebe Alves, Maria Eugênia Millet, Paulo Alcântara, Rafael Morais, Luiz Marfuz e Lydia Hortélio
Mediação Artístico-Educativa Artes Plásticas: Adriel Figueiredo, Mike Sam Chagas, Paulo Roberto Ferreira Oliveira e Willyams Martins
Mediação Artístico-Educativa Música: André Gomes Felipe, Iuri Passos, Clistenes André Pinto Lisboa, Franklin Jose Barreto de Araújo, John Paul Gallegos Carrion, Valnei Souza Santos e Wilson Fernando Teixeira da Silva
Mediação Artístico-Educativa Dança: Andreia Barreto Lira, Aline Soares de Lucena, Beatriz Adeodato, Edeise Gomes, Lucas Valentim e Rafael Rebouças
Mediação Artístico-Educativa Teatro: Carlos Alberto Ferreira, Nélia Carvalho e Poliana Bicalho
Residência Artístico-Educativa de Dança: Lia Robatto e Luciane Pugliese
Residência Artístico-Educativa de Música: Angelo Rafael, Joel Barbosa e Letieres Leite
Residência Artístico-Educativa de Teatro: Débora Landim, Hebe Alves e Maria Eugênia Millet
Consultor do Grupo de Trabalho da Elaboração dos Referenciais Curriculares: Thiago Assis
Coordenação de Produção da Mostra de Arte e Educação: Virgínia Da Rin (2015-2016)
Direção Artística da Mostra de Arte e Educação 2015: Elisa Mendes
Fotógrafos: Aldren Lincoln, Alessandra Novhais, Leonardo França, Leonardo Pastor e Patrícia Almeida
Audiovisual: Jorge Baía (2015), Débora Freire e Márcio Barreto (2016)
Revisora Técnica: Ivana B. S. Severino
Projeto gráfico e diagramação: Edileno Capistrano