Implementação da Mediação Cultural
O Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório, em rede e de abrangência nacional, tem como principal objetivo potencializar a dimensão educativa do maior e mais importante projeto de circulação e difusão das artes cênicas no país, colaborando para a ampliação e diversificação dos públicos que participam de suas atividades na perspectiva do direito à cidadania cultural. Desse modo, sua formulação reafirma o compromisso do Sesc não apenas com a cultura, mas, de forma indissociável, com a educação.
A implementação do Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório corresponde à segunda etapa de uma proposta plurianual elaborada em fevereiro de 2018, que se estrutura em cinco fases sucessivas: 1. Diagnóstico; 2. Implementação; 3. Amadurecimento; 4. Avaliação; 5. Consolidação.
A primeira etapa prevista para a implementação do Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório foi a realização de um diagnóstico participativo dos públicos da programação do Palco Giratório, com o intuito de proporcionar uma análise de realidade que gerasse indicativos relevantes para a construção do referido Programa na etapa seguinte.
A etapa de diagnóstico foi empreendida sob a forma do projeto Mediação Cultural: uma cartografia do Palco Giratório. Realizado no período de junho a novembro de 2018, o projeto se constituiu como um piloto em seis Departamentos Regionais e um polo de referência na área de cultura, abrangendo as cinco regiões geográficas do país.
Para a construção do diagnóstico, elaboramos dois dispositivos de escuta: uma Pesquisa de Públicos, por meio de plataforma digital, e um Ciclo de Mediação Cultural, realizado por um mediador contratado em cada uma das cidades, em estreita colaboração com a equipe das unidades do Sesc e dos Departamentos Regionais visando potencializar as ações que já vinham sendo desenvolvidas pela Rede Sesc, bem como identificar demandas e oportunidades.
Para tanto, os mediadores contratados, assim como as equipes do Sesc, participaram de uma Capacitação em Mediação Cultural na modalidade Educação a Distância (EaD), composta de videoaulas, material pedagógico e tutoria em uma plataforma digital com acesso exclusivo. A capacitação foi composta de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que possibilitaram a qualificação dos profissionais para atuar localmente nas etapas de planejamento, implementação e avaliação do Ciclo de Mediação Cultural.
A cartografia consistiu em extenso e detalhado documento de pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória, descritiva e analítica dos públicos do projeto Palco Giratório, organizado em oito cadernos. Sete deles se configuram como estudos das experiências realizadas em cada um dos estados brasileiros que integraram o projeto em 2018. O oitavo caderno apresenta um olhar transversal que emerge do cruzamento dos dados obtidos nessas diferentes localidades. Desse modo, aprofunda aspectos relacionados à realização do projeto, bem como apre- senta uma perspectiva de dimensão nacional inédita.
Desse modo, o projeto possibilitou o reconhecimento das necessidades em termos materiais e organizacionais para o trabalho, sobretudo no que diz respeito à gestão do tempo. Contribuiu ainda para identificar aspectos para a qualificação das próprias unidades: condições de acessibilidade; potencialização do uso dos espaços físicos; integração das ações artísticas, culturais e educativas; melhoria da comunicação interna e externa.
A escuta dos espectadores, artistas, funcionários e gestores do Sesc em 2018 foi fundamental para que pudéssemos avançar para a implementação do Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório em 2019, mirando o futuro do projeto.
A partir das necessidades identificadas, o Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório foi concebido com quatro eixos de formação, a saber:
- Formação de mediadores;
- Formação de espectadores;
- Escuta dos gestores;
- Sustentabilidade do Palco Giratório.
Os eixos se retroalimentam, potencializando-se mutuamente em uma perspectiva integrada através de um conjunto de ações realizado no período de maio a novembro de 2019, que promoveu a mediação cultural da programação artística elaborada pelos 33 curadores nos Departamentos Regionais de Minas Gerais e Rondônia, considerando a missão, a visão e os valores institucionais do Sesc.
Ficha Técnica:
Concepção e realização
7oito Projetos & Produções
Coordenação geral
Felipe de Assis
Coordenação pedagógica, material pedagógico e videoaulas
Rita Ferreira de Aquino
Colaboração no material pedagógico
Fernanda Andrade
Tutoria
Rita Ferreira de Aquino e Diogo Lins
Suporte gráfico para conteúdos de redes sociais
Talis Castro
Direção das videoaulas
Felipe de Assis
Fotografia e captação de vídeo
Gabriel Teixeira
Captação de áudio e edição
Ireno Figuer
Assistente de produção
Romeran Ribeiro
Elaboração dos questionários de Pesquisa de Públicos e Pesquisa de Gestores
Fernanda Andrade e Felipe de Assis
Treinamento e acompanhamento virtual das equipes na coleta de dados
Fernanda Andrade
Acompanhamento presencial da equipe MG
Rita Ferreira de Aquino
Estatística e Análise de dados
Fernanda Andrade
Elaboração do Relatório final
Rita Ferreira de Aquino e Fernanda Andrade
Revisão
Alex Simões
Projeto gráfico, editoração e animação
TANTO Criações Compartilhadas (Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida)